CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 5 de maio de 2009

Previna a calvície

Os cabelos são constituídos por uma proteína chamada queratina. São produzidos pelo próprio corpo e seguem um ciclo de crescimento, repouso e queda. Portanto, a queda dos cabelos é parte do processo normal de reposição dos fios. Um indivíduo normal e saudável perde cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia.
O problema é quando essa queda se acentua, ultrapassando mais de 200 fios o cabelo começa a ficar mais curto, fino, frágil e a perder a cor. A calvície instala-se quando os novos
fios deixam de compensar as perdas. Assim para evitar esta situação devemos adoptar alguns cuidados diários:

- O shampo não deve ter demasiado detergente nem fazer muita espuma.

- Usar chapéu na praia ou manter a cabeça à sombra é outro hábito que devemos ter, porque a radiação solar bem como o vento atingem o couro cabeludo e tanto este como os cabelos absorvem a radiação solar que acabam por estimular a queda dos cabelos.

- Devemos usar sempre um protector solar de uma gama capilar, não só quando vamos para a praia mas também para a piscina, pois sabe-se que o cloro da água das piscinas tem um efeito químico muito negativo sobre os cabelos, afectando a sua queratina.

- Também é muito importante a escolha da escova com que penteamos os cabelos; esta deve ser macia de maneira a não provocar nenhum tipo de agressão ao couro cabeludo e cabelos.

- O uso de secador deve ser moderado e não deve ser utilizado muito rente às raízes mais do que duas vezes por semana, nem a uma temperatura demasiado quente.

- Uma das principais necessidades dos cabelos é vitamina A. Esta pode promover o crescimento saudável dos nossos cabelos, assim como a nossa unhas e pele. Magnésio, zinco e enxofre são também alguns dos sais minerais necessários para manter o cabelo saudável.

Os nossos cabelos são um factor importante para o nosso bem estar, contribuindo para a nossa auto-estima e qualidade de vida por isso devemos mantê-los saudáveis uma vez que é bem mais fácil prevenir a queda de cabelo do que tratá-la.

0 comentários: