CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Diabetes

A diabetes é uma doença provocada pela ausência ou deficiência de produção e/ou de acção da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crónicas características.
Esta doença afecta cerca de 500 mil portugueses e segundo as previsões vai aumentar significativamente nos próximos anos.
Considerada a doença da civilização, a diabetes é um dos mais importantes factores de risco de doença cardiovascular, calculando-se que 75 por cento dos diabéticos morrem precocemente de patologia cardiovascular.
A prevenção da diabetes só pode ser realizada no tipo II e nas formas associadas a outras alterações pancreáticas. Na diabetes de tipo II, na medida em que a mesma se desenvolve a partir de alterações auto-imunes, essas podem ser até mesmo identificadas antes do estado de aumento do açúcar no sangue. Esse diagnóstico precoce não pode ser confundido porém com prevenção, que ainda não é disponível.
Na diabetes de tipo II, na medida em que uma série de factores de risco são bem conhecidos, mos doentes que sejam portadores dessas alterações podem ser rastreados periodicamente e orientados a adoptarem comportamentos e medidas que os retirem do grupo de risco.
Assim, doentes com história familiar de diabetes devem ser orientados para:
- Manter o peso normal;
- Praticar actividade física regular;
- Não fumar;
- Controlar a pressão arterial;
- Evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas (cortisona, diuréticos tiazídicos).

Essas medidas, sendo adoptadas precocemente, podem resultar no não aparecimento da diabetes numa pessoa geneticamente predisposta, ou levar a um atraso importante no seu aparecimento e na gravidade das suas complicações.

0 comentários: