CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Rastreios do cancro da mama na região norte dentro de dois anos


 Segundo a liga portuguesa contra o cancro, LPCC, dentro de dois anos toda a região norte terá ao seu dispor rastreios contra o cancro da mama, de acordo com um protocolo assinado no passado dia 18 de Fevereiro, no Porto.
 Este documento foi assinado pelo Núcleo Regional do Norte da LPCC e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, na presença da ministra da saúde, a Dr. Ana Jorge. 
 Tendo em conta que o cancro da mama é a principal causa de morte entre as mulheres, este protocolo tem uma importância acrescida uma vez que permitirá uma melhor prevenção do cancro da mama, dado que quando detectado precocemente é perfeitamente curável. Estes rastreios estarão ao dispor de todas as mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 60 anos.
 Neste momento, o rastreio ao cancro da mama abrange somente 25 a 30 por cento das mulheres residentes na região norte do país.
 O Núcleo Regional do Norte da LPCC investiu no ano passado cerca de 2 milhões de euros na aquisição de equipamentos digitais para as unidades móveis para rastreio do cancro da mama e investiu ainda mais um milhão de euros nas suas instalações do Porto.
 Importante referir também os números, que indicam, que desde 1999 até 2008 foram realizados rastreios a 259.408 mulheres da região norte, sendo que 1.080 foram encaminhadas para tratamento hospitalar.
 Depois de assinado este protocolo será necessário então a aquisição de novas unidades de rastreio móveis e fixas, bem como reforço de meios humanos para assegurar a leitura e aferição das centenas de milhar de mamografias que serão feitas. Depois de devidamente realizados e analisados todos os exames, a ARS do Norte realizará importantes estudos epidemiológicos.
 Segundo Vítor Veloso, presidente da LPCC, em declarações à agência LUSA, "A cobertura integral do rastreio é uma necessidade absoluta para diminuir a mortalidade provocada pelo cancro da mama.”
 Além do cancro da mama este protocolo abrange também outros tipos de cancro como o cancro do colo do útero, e outras doenças como a retinopatia diabética.
 Nesta cerimónia foram ainda assinados protocolos com o Instituto Português de Oncologia e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).
 No âmbito do Rastreio da Retinopatia Diabética foram ainda assinados Protocolos com o Hospital de S. João, EPE e com a Unidade Local de Matosinhos, EPE, no âmbito do Rastreio da Retinopatia Diabética e divulgados os calendários de início, na Região, da experiência piloto relativa ao Rastreio do Cancro do Cólon e do Recto.  

3 comentários:

Anônimo disse...

podia me por favor colocar mais informaçao sobre este assunto... deixou me muito interessada quando tenhu pessoas familiares nesta situaçao sinto que a informaçao que esta a ser colocada aqui por si esta me a ajudar
Obrigada

Anônimo disse...

Parabéns pelo vosso blog!
O vosso projecto aborda temas muito actuais, cuja divulgação pode ajudar muita gente!

Muitas vezes pensamos que estamos imunes a doenças como o cancro ou as DST's mas a verdade é que estas podem afectar qualquer um de nós e, nestes casos, o nosso melhor ataque é a defesa!

Continuem com o bom trabalho!
Eu venho cá visitar-vos mais vezes :D

Anônimo disse...

Pena que não referem no vosso artigo ao custo dos exames atraves deste protocolo, quando os hospitais publicos e entidades privadas já têm equipamentos para a realização dos mesmos exames com custo reduzido (ARS paga 18,26€ aos convencionados), e mais, a tecnica de ecotomografia mamaria, complementar da mamografia so pode ser realizada por um medico radiologista e não esta contemplado nesta medida. Por outro lado, a Ressonancia Magnetica da MAMA continua a não ser comparticipada pelo SNS.