CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Os benefícios da maçã no cancro da mama

Segundo estudos norte-americanos, uma maçã por dia, quando ingerida juntamente com outros frutos e vegetais, pode efectivamente ajudar a reduzir o risco de uma mulher desenvolver cancro da mama.

O Dr. Rui Hai Liu, professor assistente de ciências alimentarias e autor responsável pelo artigo da Nature, da Universidade de Cornell, em Nova Iorque, reafirma que os seus estudos publicados no ano passado, dão provas da evidência de que a maçã e outros produtos inibem significativamente o tamanho de tumores mamários em ratos, pois quantos mais extractos de maçã estes ratos recebiam maior era a sua inibição.

O Dr. Liu, no seu último estudo, descobriu um tipo de adenocarcinoma, que estava presente em 81 por cento dos tumores nos animais de controlo. Importante referir que este adenocarcinoma é altamente maligno e a principal causa de morte em pacientes com o cancro da mama.

Durante um estudo que decorreu durante 24 semanas, este tipo de tumor desenvolveu-se em 57 por cento dos ratos que receberam doses de extractos de maçã baixos, nos casos em que forma administrados extractos da maçã em doses médias os valores de desenvolvimento do tumor foram de 50 por cento, sendo que quando administradas elevadas doses de extractos de maçã os valores decresceram para os 23 por cento.

Os estudos salientam o papel importante dos fitoquímicos, conhecidos com fenólicos ou flavonóides, descobertos nas maçãs, noutras frutas e em vegetais.

Segundo Liu “os cientistas estão interessados em isolar individualmente compostos tais como a vitamina C, a vitamina E e Beta-caroteno – para verificar se tais elementos possuem acção anticancro ou antioxidante. O que parece é que nenhum deles trabalha sozinho na redução do cancro. É a combinação de flavanóides e polifenóis, que fazem o trabalho”.

Outros estudos recentes das propriedades medicinais na maçã foram publicados nos últimos anos, sendo que todos eles solidificam o indispensável papel que a maçã, sumos de maçã e derivados desempenham para uma alimentação saudável.

Por isso mesmo já sabe, como diz o ditado: “uma maçã ao dia mantém o médico longe”.


1 comentários:

Anônimo disse...

Ola...
Mais uma vez estou aqui para ficar a conhecer um pouco mais sobre esta doença, sei k posso contar com este blog pois estou sempre a aprender coisas novas.
Mais uma vez fiquei supreendida com este post, nao sabia que a maça beneficiava o cancro da mama.
Realmente temos muito a aprender com os jovens alunos/as.
tens mantido este blog muito actualizado quanto a este tema obrigada...
So um pormenor nunca deixes de actualizar este blog, pois eu sei que se trata de um grupo, mas se poderes manter as pessoas informadas faz isso, lembra te que podes ajudar muitos seres humanos.

Maria,
Vila Das Aves