CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 7 de março de 2009

Disturbios alimentares: anorexia e bulimia nervosa

A idade compreendida entre os 12 e os 18 anos (habitualmente) é propícia a uma série de dúvidas que afecta tanto rapazes como raparigas. Esta fase é repleta de emoções fortes que levam a diversas dúvidas quanto à imagem e à aparência física levando também a atitudes excessivas e preocupantes. Muitas vezes torna-se numa perturbação psicológica, de tal forma intensa, que toma dimensões não só psíquicas mas também físicas e emocionais. Convém salientar que este tipo de problemas afecta essencialmente raparigas.
A sociedade exige a todos um cuidado especial com a imagem muitas vezes demasiado excessivo. É de ter em conta então os dois tipos de distúrbios alimentares mais comuns nos dias de hoje: a anorexia e a bulimia nervosa. Ambos são distúrbios alimentares muito sérios e complicados de resolver que habitualmente surgem aliados a depressões e crises de ansiedade, levando mesmo ao isolamento social e a atitudes pessimistas. 
A anorexia nervosa consiste numa busca implacável por magreza que leva as pessoas a recorrerem a estratégias para perder peso. Mesmo em situações de magreza absoluta este tipo de pessoas ao olhar-se ao espelho vê um reflexo de alguém excessivamente mais gordinho do que a realidade. Este tipo de perturbação pode levar à morte por desnutrição e se não for detectado a tempo pode mesmo tornar-se numa doença crónica.
A bulimia nervosa é um tipo de distúrbio alimentar no qual as pessoas ingerem uma grande quantidade de alimentos de forma excessiva e depois utilizam métodos compensatórios, tais como vómitos auto-induzidos, uso de laxantes, práticas extenuantes de exercício físico, entre outros, pois têm um medo exagerado de engordar. Ao contrário da anorexia não há perda de peso sendo por isso complicada a sua detecção. 
A melhor maneira de prevenir este tipo de doenças é deixar de dar demasiada importância às pressões sociais, culturais e por vezes familiares quanto à aparência física, à forma corporal e à beleza que não anda de mãos dadas com a magreza. É importante que todos saibam os ricos que acarreta a busca da forma “ideal” e que tenham bem presente que esta leva a graves transtornos alimentares.

1 comentários:

Anônimo disse...

Ola,
pela a primeira vex visitei o vosso blog abordam assuntos muito interesante e frequentes.
decidi comentar esta publicaçao por ja ter passado por uma fase ma da minha vida quando nunca me sentia bem e so queria estar bem para que os outros achaxem nunca dava importancia ao k eu pensava.
Por vexes ouvia umas bocas na falculdade que nao me agradavam, mas bem o que era certo é k deixei de estudar por causa de uma coisa sem sentido.quando me olhava ao espelho comparava as tais "bocas" com o meu corpo embora nao me acha se magra na verdade eu guiava me pelos os outros, chegando ao pontos de dias sem comer.
foram 10 kilos num mes, algo nao estava normal, começaram a aparecer tonturas e desmaius. fui ao hospital fiquei la 2 dias para analises.
quando me chegam ao quarto e me perguntaram se eu fazia dietas e eu respondi que nao.
entao o medico disse me: Nao? se nao voce nao fax dietas entao nao come que é pior?
entao nao tive coragem para omitir mais a verdade e contei a verdade.
O medico disse que poderia ter causado varios problemas e que tiria de recuperar todo o meu peso voltar peso e ate engordar mais teria de ir para os pelo menos 50 kilos.
agora ando sobre medicaçao. nao é nao facil ter de passar por isto agoraa fica aki um aviso para a comunidade.
se te sentes bem é o que interessa nao deixes k os outros mandem em ti pois es superior a eles.
axo que faxem muito bem em falar destes casos de doenças.

Os meus comprimentos,

Marlene Gonçalves