CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 8 de março de 2009

Hepatite C

A Hepatite C é uma infecção do fígado causada pelo vírus da Hepatite C ( VHC ).

Calcula-se que em Portugal há cerca de 150.000 pessoas infectadas pelo VHC com cerca de 700 novos casos por ano. No Brasil há cerca de 5 milhões de pessoas infectadas.


Como se transmite a Hepatite C ?


O VHC é transmitido principalmente pelo sangue. Como a transmissão pela transfusão de sangue hoje ( depois de 1992 ) quase desapareceu, a maior parte dos doentes são toxicómanos intravenosos. No entanto, embora raramente, a transfusão de sangue pode ainda ser um meio de transmissão. A cocaína intra nasal, o piercing e a hemodiálise são outros possíveis meios de transmissão. A transmissão por via sexual é pouco frequente, assim como, a transmissão vertical ( da mãe para o filho ). A transmissão sexual é de tal maneira rara que não se recomenda o uso de preservativo.


Como prevenir a hepatite C ?


Deve evitar-se a partilha de agulhas e seringas assim como de instrumentos que possam estar contaminados com sangue ( escovas de dentes, instrumentos de manicura, laminas ). Evitar relações sexuais de risco, usando preservativo quando necessário. A infecção pela via sexual ( 2% a 4% ) e por picada acidental ( 2% a 5% ) é pouco frequente, mas é possível. A contagiosidade da hepatite C é menor do que a da hepatite B porque a quantidade de vírus em circulação é menor.
O convívio social, beijos, apertos de mão, a partilha de utensílios de cozinha não envolve riscos.


Cerca de 60% das Hepatites Ccrónicas C curam com o tratamento.

A Hepatite C é a causa mais frequente de transplante do fígado.
A alimentação dos doentes com hepatite C deve ser normal. O álcool deve ser evitado mesmo em pequenas quantidades.

0 comentários: