CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Gripe A

As autoridades sanitárias mundiais lançaram há um mês um alerta para o risco de uma potencial pandemia da Gripe A H1N1, após o aparecimento de centenas de casos no México, que se foram espalhando por todo o mundo.


Os primeiros casos surgiram no México e o número de doentes infectados com o novo vírus da gripe tem aumentado diariamente. Perante este surto de infecção, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o nível de alerta 5, o segundo nível mais elevado.



Perante o alerta da OMS, as autoridades de saúde portuguesas accionaram os dispositivos previstos para este tipo de situações e informaram os médicos sobre medidas a tomar perante eventuais casos de gripe, criando uma linha telefónica de esclarecimento para estes profissionais.


Deram ainda orientações à Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) no sentido de esclarecer os viajantes com dúvidas sobre estados gripais e recomendou aos portugueses que regressaram das zonas atingidas ou que tiveram contacto próximo com qualquer pessoa afectada e que apresentam sintomas que liguem para este serviço.


Segundo os últimos números da OMS, o novo vírus da gripe já contaminou 12.022 pessoas e matou 86 pessoas em 43 países. Em Portugal, já foram analisados vários casos suspeitos, mas apenas foi confirmado o caso de uma mulher infectada com o vírus.


A directora-geral da Organização Mundial OMS, Margaret Chan, alertou que este vírus é "subtil e dissimulado" e vai ser certamente mais virulento nos países pobres do hemisfério sul.
"Os países, designadamente no mundo em vias de desenvolvimento onde as populações são mais vulneráveis, devem preparar-se para ver mais casos graves que os que constatamos actualmente", advertiu Chan, acrescentando que a actual estação de Inverno no hemisfério sul "dá ao vírus da gripe a oportunidade para se transformar e alterar o seu material genético de uma maneira imprevisível".


Entretanto, as Nações Unidas Ban e representantes das maiores farmacêuticas mundiais reuniram-se para discutir a produção de uma vacina contra a gripe A H1N1.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Agradecimentos =)

Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que contribuiram para a realização deste projecto, nomeadamente:

  • Todos aqueles que participaram nas nossas actividades;
  • Todos aqueles que colaboraram;
  • Aos professores de Educação Fisíca, em destaque os professores Carlos Jorge e Luís Dias;
  • E um Obrigado muito especial aos Bombeiros Voluntários de Paredes

Com os melhores cumprimentos,

Science4Life

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Rastreios na escola

No âmbito da disciplina de área de projecto, o nosso grupo decidiu realizar uns pequenos rastreios a todos os alunos, funcionários e professores da Escola Secundária de Paredes.
Estes rastreios irão ser realizados no dia 21 de Maio, quinta feira apartir das 8:30 horas até às 13:25 horas.
Aparece no polivalente da escola para o que possas saber o teu Índice de Massa Corporal (IMC), Pulsação e Tensão Arterial...
Não te esqueças, contamos com a tua presença.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Momento de Reflexão...


"Vida - Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro a para recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viverem no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrrem como se nunca tivessem vivido."


Dalai Lama

sábado, 9 de maio de 2009

Citação

"A saúde depende mais das precauções que dos médicos."
Autor: Bossuet , Jacques

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Citação do dia

"Uma grama de prevenção vale mais do que um quilo de cura!"
.
Dr. Shirley de Campos

terça-feira, 5 de maio de 2009

Previna a calvície

Os cabelos são constituídos por uma proteína chamada queratina. São produzidos pelo próprio corpo e seguem um ciclo de crescimento, repouso e queda. Portanto, a queda dos cabelos é parte do processo normal de reposição dos fios. Um indivíduo normal e saudável perde cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia.
O problema é quando essa queda se acentua, ultrapassando mais de 200 fios o cabelo começa a ficar mais curto, fino, frágil e a perder a cor. A calvície instala-se quando os novos
fios deixam de compensar as perdas. Assim para evitar esta situação devemos adoptar alguns cuidados diários:

- O shampo não deve ter demasiado detergente nem fazer muita espuma.

- Usar chapéu na praia ou manter a cabeça à sombra é outro hábito que devemos ter, porque a radiação solar bem como o vento atingem o couro cabeludo e tanto este como os cabelos absorvem a radiação solar que acabam por estimular a queda dos cabelos.

- Devemos usar sempre um protector solar de uma gama capilar, não só quando vamos para a praia mas também para a piscina, pois sabe-se que o cloro da água das piscinas tem um efeito químico muito negativo sobre os cabelos, afectando a sua queratina.

- Também é muito importante a escolha da escova com que penteamos os cabelos; esta deve ser macia de maneira a não provocar nenhum tipo de agressão ao couro cabeludo e cabelos.

- O uso de secador deve ser moderado e não deve ser utilizado muito rente às raízes mais do que duas vezes por semana, nem a uma temperatura demasiado quente.

- Uma das principais necessidades dos cabelos é vitamina A. Esta pode promover o crescimento saudável dos nossos cabelos, assim como a nossa unhas e pele. Magnésio, zinco e enxofre são também alguns dos sais minerais necessários para manter o cabelo saudável.

Os nossos cabelos são um factor importante para o nosso bem estar, contribuindo para a nossa auto-estima e qualidade de vida por isso devemos mantê-los saudáveis uma vez que é bem mais fácil prevenir a queda de cabelo do que tratá-la.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pensamento do dia...

"Se alguém procurar a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença, em caso contrário, abstém-te de o ajudar."

Sócrates (Filósofo Grego)