CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Gripe A

As autoridades sanitárias mundiais lançaram há um mês um alerta para o risco de uma potencial pandemia da Gripe A H1N1, após o aparecimento de centenas de casos no México, que se foram espalhando por todo o mundo.


Os primeiros casos surgiram no México e o número de doentes infectados com o novo vírus da gripe tem aumentado diariamente. Perante este surto de infecção, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o nível de alerta 5, o segundo nível mais elevado.



Perante o alerta da OMS, as autoridades de saúde portuguesas accionaram os dispositivos previstos para este tipo de situações e informaram os médicos sobre medidas a tomar perante eventuais casos de gripe, criando uma linha telefónica de esclarecimento para estes profissionais.


Deram ainda orientações à Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) no sentido de esclarecer os viajantes com dúvidas sobre estados gripais e recomendou aos portugueses que regressaram das zonas atingidas ou que tiveram contacto próximo com qualquer pessoa afectada e que apresentam sintomas que liguem para este serviço.


Segundo os últimos números da OMS, o novo vírus da gripe já contaminou 12.022 pessoas e matou 86 pessoas em 43 países. Em Portugal, já foram analisados vários casos suspeitos, mas apenas foi confirmado o caso de uma mulher infectada com o vírus.


A directora-geral da Organização Mundial OMS, Margaret Chan, alertou que este vírus é "subtil e dissimulado" e vai ser certamente mais virulento nos países pobres do hemisfério sul.
"Os países, designadamente no mundo em vias de desenvolvimento onde as populações são mais vulneráveis, devem preparar-se para ver mais casos graves que os que constatamos actualmente", advertiu Chan, acrescentando que a actual estação de Inverno no hemisfério sul "dá ao vírus da gripe a oportunidade para se transformar e alterar o seu material genético de uma maneira imprevisível".


Entretanto, as Nações Unidas Ban e representantes das maiores farmacêuticas mundiais reuniram-se para discutir a produção de uma vacina contra a gripe A H1N1.

0 comentários: