CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 2 de junho de 2009

Prevenção de hepatites


O Dr. William Lee, do Centro Médico Southwestern da Universidade do Texas, em Dallas afirmou que as formas mais comuns de hepatite (A, B e C) podem ser evitadas através de uma prevenção adequada.
A hepatite A pode ser contraída através da ingestão de alimentos ou de água contaminados por matérias fecais contendo o vírus ou das mãos para a boca, uma vez que este é o caminho que, normalmente, segue o vírus responsável pela hepatite A. Logo se tocar numa pessoa infectada, mesmo que não exiba sintomas, pode ser suficiente para contrair a doença.


As mãos são o principal veículo do vírus da hepatite A, o que torna o contágio muito fácil. A prevenção passa por um cuidado básico, isto é, uma higiene rigorosa após contacto com fezes, alimentos e pessoas doentes.

Além da vacinação, o especialista norte-americano recomenda ainda outros cuidados para evitar contrair hepatites: lavar as mãos com água e sabão depois de se ir à casa-de-banho e antes de mexer em comida; utilizar preservativo durante as relações sexuais; evitar a partilha de seringas, canetas ou lancetas de insulina; não partilhar objectos pessoais (ex:escova de dentes, lâminas e corta-unhas); não fazer tatuagens ou apenas em locais profissionais que garantam a segurança e a esterilização dos materiais.

0 comentários: