CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Amniocentese



Este método consiste na recolha de uma pequena quantidade de liquido amniótico, através de uma aspiração transabdominal. Trata-se de um método de diagnostico pré-natal, que geralmente é aconselhado aos pais devido a probabilidade de ocorrência de doenças genéticas.
Geralmente só se procede a este teste quando existe quantidade suficiente de liquido para este ser recolhido com segurança, a
partir da 15 semana. Geralmente a analise deste liquido demora cerca de 2 semanas e, tanto a recolha como a analise, apenas deve ser feita por técnicos especializados.


Finalidade:
O objectivo deste metodo consiste na análise do cariótipo do feto para detectar a existência de certas aneuploidias, tais como a Trissomia 21, Síndrome de Klinefelter, síndrome de Turner, entre outras. Também é importante para quando se prevêem patologias associadas ao sexo, pois permite descobrir o sexo fetal. No caso da existência de algum problema os pais decidem se querem ou não abortar.

Porém a amniocentese também permite:

· Determinar os grupos sanguíneos ABO e sensibilização ao factor Rh;
· Estimar a maturidade fetal;
· Revelar anomalias bioquímicas homozigóticas (erros hereditários de metabolismo);
· Determinar, através da análise bioquímica de células, a presença de quaisquer patologias fatais, como a doença de Tay-Sachs ou galactosemia.
· Determinar a possível necessidade de uma transfusão fetal intra-uterina.



Este método ajuda a prevenir que nasçam bebes com doenças genéticas graves. Uma vez detectada uma doença é dada a escolher aos pais se preferem abortar, ou ter a criança.

0 comentários: