CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 12 de abril de 2009

Alergias - Um mal para todos nós


  Com o início da primavera e com o tempo seco muitos de nós sofrem imenso com as alergias aos pólenes que andam no ar. Não é difícil cruzarmo-nos na rua com pessoas que sistematicamente se encontram com espirros e o tradicional lenço sempre por perto. 
  Esta semana surgiu um alerta da Sociedade Portuguesa de Alergologia sobre a elevada concentração de pólen em Portugal Continental e moderada nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Estas previsões estão asseguradas até ao próximo dia 17, no entanto este prazo poderá ser alargado consoante os níveis de pólen no ar, que dependem de vários factores desde os ciclos das polinizações que é específico para cada planta, temperaturas elevadas, existência de vento e ausência de chuva.
  A melhor forma de prevenir, para quem sabe que é alérgico ao pólen ou mesmo quem está em risco de o ser, é programar as suas férias para locais onde as concentrações sejam menos elevadas (ex: Praia, neve, …); evite realizar actividades ao ar livre (passeios em jardins, cortar relva, …); manter as janelas fechadas; usar óculos escuros pois estes previnem problemas oculares e respeitar toda a medicação prescrita pelo seu médico. 
   No site da spaic (Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica) tem ao seu dispor constantes informações actualizadas sobre a concentração desde factor no Boletim Polínico. O site a consultar é o www.rpaerobiologia.com ou www.rpa.uevora.pt. 

0 comentários: