CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dia Mundial da Voz


Hoje comemora-se o Dia Mundial da Voz. Esta é considerada muitas vezes como duradoura e infalível e só quando surge uma alteração (rouquidão/cansaço) é que lhe damos o devido valor.

A maioria das alterações da voz é devida a doenças que devem ser diagnosticadas o mais precocemente possível como as laringites, lesões benignas das cordas vocais (nódulos, polipos e quistos), refluxo gastro-esofágico e faringo-laríngeo, utilização incorrecta da voz, paralisia das cordas vocais e cancro da laringe. Assim a prevenção das perturbações vocais é um dos objectivos de todos aqueles que se dedicam ao diagnóstico e tratamento destas doenças.

O Hospital de Santa Maria e a Faculdade de Medicina de Lisboa organizam comemorações do Dia Mundial da Voz, entre as quais se conta o desafio lançado a professores e alunos para que, em conjunto, organizem a Festa da Voz nas escolas.

Outras iniciativas são desenvolvidas pelo Departamento de Otorrinolaringologia, Voz e Perturbações da Comunicação do Hospital de Santa Maria para assinalar a data:

- Dia 16 de Abrill, às 22 horas, realiza-se o 1.º Concerto Dia Mundial da Voz, no Teatro Nacional de São Carlos, às 22 horas, com transmissão em directo pelo canal 1 de RTP;
- No dia 18 de Abril, entre as 10 e as 12 horas, realizam-se workshops e concertos, na Reitoria da Universidade de Lisboa.



0 comentários: